Jogos Vorazes- Em Chamas : Livro x Filme


Olá minha gente! Tudo bem? Na semana passada eu trouxe para vocês a comparação livro x Filme de Jogos Vorazes (Se você não viu, clique aqui). Hoje eu trago a comparação do segundo capitulo da série: Jogos Vorazes - Em Chamas.
Gente, virei fã de Jogos Vorazes. De verdade, eu gostava dos filmes, mas quando resolvi ler os livros, me apaixonei pela história, é maravilhosa!
Sinopse:
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Para mim, Em Chamas é ainda mais envolvente e emocionante, tanto no livro, quando no filme. A trilogia Jogos Vorazes, vai ficando mais emocionante a cada capitulo. A Adaptação para o cinema, acaba deixando algumas coisas de fora que no livro fazem toda a diferença para compreensão da história. Mas a adaptação é maravilhosamente bem feita!
Chega de falar. Vamos as diferenças entre o Filme e o Livro.
As chicotadas de Gale: Foi feita uma alteração nessa cena. No filme Gale é chicoteado por interceptar um dos novos Pacificadores que batia em uma senhora. Já no Livro, as chicotadas são castigo por Gale ter ido caçar na Floresta.
A Equipe de preparação: Venia, Octavia e Flavius, são eles quem preparam o visual de Katnis. No livro elas aparecem diversas vezes. Eles são uma parte cômica da história. No livro é através dele que percebemos como são as pessoas da Capital. São completamente ignorantes em relação aos acontecimentos, e por conta disso, é até difícil não gostar deles. A própria Katniss (que não é lá muito sociável) gosta muito deles.

A vitória de Haymitch  e outros vitoriosos: No livro Peeta e Katniss estudam os outros tributos vencedores que terão que enfrentar no Massacre Quartenário descobrindo como eles conseguiram venceram os jogos, inclusive, Descobriram que Haymitch seu amigo e mentor venceu o Ultimo Massacre Quaternário, no qual o número de tributos era dobrado. Nesse momento Katniss se identifica com Haymitch, pois quando venceu, ele também desafiou a capital usando a própria arena como arma.  A punição par aisso foi a morte das pessoas eu ele amava.
 A indireta de Plutarch:   Quando chegamos ao fim do livro, percebemos que Plutarch, o idealizador Chefe do Jogos Vorazes, era um dos idealizadores da revolução dos distritos que estava infiltrado na Capital. Logo no Inicio do Livro, ao fim da Turnê da Vitória, Plutarch e katniss dançam na festa na Mansão do Presidente Snow, nesse momento ele mostra à ela seu relógio que de maneira rápida apresenta o símbolo do Tordo e nesse ato a mostrava que estava do lado dela. Entretanto, a Katniss, apesar de ser uma heroína e sobrevivene, nem sempre é tão esperta, então ela acabou não percebendo nada.  Além disso, o relógio de Plutarch era uma ótima dica do que aguardava Katniss da nova Arena dos Jogos, como ela mesma percebeu depois.  No Filme, a dança acontece, mas o relógio nunca aparece.

Plutarch e Snow – Complemento da História: Assim como ocorreu no primeiro filme, em chamas tem trechos que não aparecem no livro, como as conversas entre Snow e Plutarch.
Como no filme não temos os pensamentos de Katniss para nos orientar, essa adição foi perfeita para fazer com que os telespectadores entendam melhor o que está acontecendo. Para os leitores do Livro, podem sentir que ganharam um pouco mais de história.  Isso também é muito legal, porque deixa uma dúvida com relação a Plutarch, não dá para saber exatamente de que lado ele está,   antes de chegar ao fim do livro ou do filme.

O Casamento:  No livro, a proposta do casamento aparece muito, Katniss experimentou vários vestidos de noiva, fez várias seções de fotos, foi até feito na capital uma espécie de enquete para escolher qual vestido ela usaria no casamento. No filme, nada disso acontece.
As Fugitivas do Distrito 8:  Na floresta, Katniss encontra com Twill e Bonnie, duas fugitivas do distrito 8 que tinha começado um levante contra a Capital. As duas falam que estão tentando chegar ao Distrito 13,  pois acreditam que de alguma forma ele ainda existe no subterrâneo.
 O Romance: Claro, tem o Romance. Katniss, sempre confusa com relação a seus sentimentos por Peeta e Gale.  No filme é possível notar que seu sentimento por Peeta vem crescendo. Principalmente depois que os jogos começam. Mas toda essa questão do romance é bem sutil no filme. Já no Livro o romance é muito mais evidenciado. Quer exemplos?
Gale,  Diz que a Katniss que a ama num encontro deles na floresta, quando Katniss conta a ele sobre o levante no distrito 8 e  tenta convence-lo a fugir com ela e suas famílias para a floresta.
Quando o Assunto é Peeta, o livro tem muitas cenas românticas que o filme não mostra. Devido aos pesadelos, Peeta passa a Dormir todas as noites com Katniss. Numa dessas a frase de Peeta é “Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você. Eu fico legal logo que percebo que você está aqui”, cena esta que não existe no filme. Existe também um outra cena em que eles fazem um piquenique no terraço na noite anterior ao Massacre Quartenário onde ele diz "Eu só quero passar cada minuto possível do resto da minha vida com você". existem varias outras, mas estas com certeza são as mais marcantes pra mim.
A Pintura de Rue: Antes dos jogos começarem, os tributos precisam fazer sua apresentação individual aos idealizadores dos jogos. Ao fazer sua apresentação, Peeta pintou Rue, aliada de Katniss nos jogos anteriores. No Livro, quando Katniss entra para fazer usa apresentação, tudo o que Peeta fizera tinha sido coberto para que  ela não pudesse ver.  Já no Filme, a pintura fica a mostra no chão. Fazendo com que ela fiquei chocada e cheia de raiva.

Conclusão:
Essas foram as principais diferenças para mim. Mas assim como aconteceu no primeiro filme, a adaptação foi muito bem feita, e nenhuma dessas mudanças alterou a história fazendo com que o filme seja bem fiel ao livro. O filme, deixa sim algumas coisas no ar que, somente quem leu o livro consegue entender. Por isso, acho bem legal assistir ao filme e ler o livro também.

E é isso gente, o segundo capitulo da História.
Ainda temos mais um livro e dois filmes pela frente. Na semana que vem, se tudo der certo, Trago para vocês A Esperança – parte I.
Um super Beijo.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Máscara Red Revival Amend

Resenha: Pó Compacto Micronizado Dailus.

Resenha: Fixador de sombras e Glitter Dailus

Resenha: Máscara Hidratação Sol – Mar - Piscina Acquaflora

Resenha: Sébium Global Bioderma - Tratamento para pele oleosa e acneica.

Curso de Automaquiagem na Sumirê – Dailus.